NOVA DIRETORIA EMPOSSADA - Conheça a chapa "Oirandé" e seu Plano de Trabalho
O Processo eleitoral com inscrição de chapas, debate e eleição para a nova diretoria da AGB Seção Local Vitória ocorreu entre os dias 10 à 19 de setembro. A Chapa Oirandé foi a única chapa inscrita e foi eleita com unanimidade entre os associados na Assembleia de eleição e posse realizada no dia 19 de setembro de 2021, na sede do Instituto Raízes no Centro de Vitória/ES.
A nova diretoria apresenta seu plano de trabalho e é composta pelos seguintes membros:
Gabriel Pedro Alves Lopes (Diretor)
Mariana Cristina Ramos de Araújo (Vice-Diretora)
Juliana de Azevedo Rozendo Silva (1ª Secretária)
Vinicius Lima Lemes (2º Secretário)
Natália Crivellaro Couto (1ª Tesoureira)
Viviane dos Santos Coutinho (2ª Tesoureira)
Yago Oliveira dos Santos (Coordenador Comunicação/Divulgação)
Nayara Rodrigues Santana (Coordenadora de Comunicação/Divulgação)
Willian Passamai Coimbra de Oliveira (Coordenador de Comunicação/Divulgação)
Cristiane Alves de Sousa (Coordenadora de Formação E GTs)
Lorena Ribeiro (Coordenadora de Formação E GTs)
Lucas de Melo Gomes (Coordenador de Formação E GTs)
PLANO DE TRABALHO PARA A AGB SEÇÃO LOCAL VITÓRIA, 2021 – 2023 GESTÃO OIRANDÉ
A presente proposta de candidatura para a gestão da AGB-Vitória para o período compreendido entre 20 de setembro de 2021 à 20 de setembro de 2023, terá como orientação a realização de atividades que promovam a geografia entre seus associados e toda a comunidade geográfica capixaba, obedecendo às disposições do Regimento da presente Seção, e do Estatuto da Associação de Geógrafos Brasileiros – AGB Nacional.
Somos uma chapa formada por membros da última gestão e novos associados e associadas que não estiveram anteriormente na gestão da AGB. De maneira que estaremos comprometidos com a continuidade dos trabalhos e com o compromisso de novas ações.
Continuamos com a preocupação em formar uma composição que priorize a paridade de gênero e que preconize o amplo debate com a comunidade geográfica.
Sendo assim, temos como objetivo fortalecer e difundir a importância da AGB – Seção local Vitória, de modo que estaremos empenhados com o diálogo com os associados, bem como
toda a comunidade geográfica que pode vir a integrar a AGB e suas atividades. Ao firmar o compromisso de contribuir para a consolidação da AGB-Vitória no próximo biênio, comprometemo-nos com uma série de ações, entre as quais destacamos:
Administração e relação com a DEN e demais entidades
● Prosseguir com a regularização jurídica, cartorial e contábil da AGB-Vitória. O registro do estatuto em cartório, tarefa já iniciada, e o registro do CNPJ da AGB-Vitória, que são necessários sobretudo para a reabertura da conta bancária da entidade, o que melhoraria o fluxo de caixa e as prestações de contas.
● Garantir a participação regular da seção local nas Reuniões da Gestão Coletiva (RGC’s).
● Comprometer-se com a articulação com a Diretoria Executiva Nacional (DEN) e demais locais.
● Discussão sobre a possibilidade de conseguirmos uma nova sede, pois temos a necessidade de um espaço físico para guardar o patrimônio da AGB e realizar reuniões e atividades.
Divulgação, Comunicação, Articulação estudantil e institucional
● Ampliar o uso do site da seção local (www.agbvitoria.org.br), de modo a utilizá-lo como local de armazenamento de parte da memória da instituição, como plataforma para publicação de artigos de opinião de autoria da Diretoria Executiva Local ou dos sócios, de maneira independente. Ao mesmo tempo, usá-lo como meio de comunicação entre a seção local, os sócios e a sociedade (divulgação de eventos, atividades, concursos públicos e oportunidades de trabalho etc.).
● Realizar uma amplificação e dinamizar o uso da página do Instagram, pela interação mais imediata com os associados; fazer também interconexões entre este e o site da seção local, a partir da disponibilização de links dos artigos e materiais hospedados no site.
● Encaminhar contribuições periódicas para o site da AGB-Nacional e o AGB em Debate.
● Fazer articulações e divulgação da AGB para os cursos privados e públicos de Geografia espalhados pelo Espírito Santo.
● Divulgação e participação na construção dos eventos realizados pela AGB Nacional.
● Apoio à realização de eventos organizados pelos estudantes de Geografia da UFES E IFES CAMPUS NOVA VENÉCIA, e outros cursos que nos solicitarem apoio, mediante discussão em assembleia.
● Realização de Encontro Estadual de Geógrafos e Geógrafas Coordenação de formação e Grupos de trabalho
● Realizar atividades de formação para o coletivo e gestão;
● Fortalecer e continuar o GT de Gênero.
● Criar GT com a temática Cidade, Periferia e Violência.
● Reativar ou criar novos Grupos de Trabalho com a temática de Ambiente, Educação
& Ensino e Questão de mercado de trabalho do(a) geógrafo(a).
● Criação de um boletim geográfico.
● Promoção de encontros, debates e minicursos periódicos.
Gestão e Política Financeira
● Preservar a saúde financeira da instituição.
● Fazer novas atividades que promovam rendimentos para incentivar e apoiar as atividades da associação.
● Fazer prestação de contas para os associados.
● Controlar financeiramente as assinaturas e inscrições.
● Fazer o repasse do pagamento para a AGB nacional.
● Fortalecer as discussões e propostas que incluam a isenção ou desconto para novos associados PCD.
● Contribuir com a participação dos associados em eventos de articulação nacional e internacional organizados pela AGB e/ou outras entidades que sejam de interesse do coletivo, se possível com ajuda financeira.
Lutas profissionais e de Classe
● Discutir a possibilidade de participação no CREA e ampliação da participação no Sindicato dos professores.
● Fazer acompanhamento e entrada com recursos em editais de concurso e processo seletivo que estão dentro do arcabouço da legislação profissional da(o) geógrafa(o) e que eles são excluídos e/ou invisibilizados.
● Criar um mecanismo que conforme um padrão para ação em casos de exclusão dos formados em Geografia em editais ou vagas que ele se encaixa por sua formação e/ou legislação profissional.